Serviço educativo

O Serviço Educativo do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real é responsável por um conjunto de atividades, nomeadamente visitas guiadas à Exposição Permanente de Numismática, palestras e apresentações multimédia normalmente relacionadas com o Império Romano ou a sua presença em Trás-os-Montes e Portugal,destinadas maioritariamente à população estudantil, a que se juntam ainda as Visitas ao Centro Histórico de Vila Real e à Torre de Quintela. 
Destacam-se as atividades desenvolvidas no âmbito do Serviço Educativo do Museu, pela sua amplitude, pela sua importância no papel a desempenhar pelo Museu junto da sociedade, e pelos recursos que são consumidas com este conjunto imenso de atividades disponibilizadas de modo gratuito aos visitantes. 

 

Desde o início de funcionamento do MANVR definiram-se como essenciais os seguintes “públicos-alvo”: 

- As escolas do ensino pré-escolar e básico - cada vez mais se verifica ser imperioso captar a atenção e desenvolver a sensibilidade nestas camadas muito jovens, na medida em que esta idade é crucial para o desenvolvimento da personalidade de cada indivíduo; 
- Alunos do ensino secundário - o Museu é um lugar privilegiado de encontro de culturas diferentes e da descoberta de novas formas de comunicação, pelo que, para além de local de conhecimento, pode ser também um lugar de ajustamento social; 
- Professores dos vários níveis de ensino - o Museu deve trabalhar conjuntamente com cada professor os conteúdos e objetivos a desenvolver, fornecendo-lhe a documentação de projetos integrados; 
- A população em geral - na medida em que o Museu pode ser o lugar de divulgação de temas de interesse geral e de fruição; 
- Grupos sociais ou etários particulares - incluem-se neste grupo associações culturais e recreativas, grupos de idosos, jovens, etc. 

Um dos objetivos do Museu passa pelo desafio aos diversos agentes educativos para, em conjunto, preparar ações de apoio aos diversos programas letivos. Assim, pretendem-se desenvolver ações/oficinas no seu espaço físico, com o contributo dos docentes de várias disciplinas. 
O Serviço Educativo do MANVR tem como objetivos, para além dos objetivos gerais da instituição, os seguintes: 

- Incentivar o estudo da evolução da moeda nas vertentes histórica, cultural, social, económica e estética; 
- Elaborar programas de serviço educativo; 
- Produzir materiais pedagógicos complementares aos programas elaborados; 
- Estimular a educação informal através do estreitamento das relações entre o museu e as escolas, preparando as visitas e demais atividades em conjunto. 

 

Para além dos grupos referidos, a atuação do MANVR, por se situar no âmbito da educação não formal, está aberta a um mais amplo espectro de destinatários: discentes; docentes; famílias; grupos de crianças ou jovens, pertencentes a grupos ou associações de ocupação de tempos livres; adultos, considerados individualmente ou em grupos; idosos; pessoas com alguma incapacidade física ou psíquica; pessoas com problemáticas sociais especiais, como marginalidade, toxicodependência, delinquência, etc.; doentes crónicos; investigadores e especialistas. 
Para o público escolar, especificamente, o Serviço Educativo do MANVR disponibiliza variadas apresentações multimédia, que complementam a visita às Exposições Permanentes, efetuadas pelos Técnicos do Museu. Estão, assim, disponíveis (entre outras) as seguintes: 
Para além destas atividades, merecem destaque as Visitas Guiadas às Exposições, Centro Histórico de Vila Real e Torre de Quintela (afeta ao MANVR). Constituindo as Exposições Permanentes do Museu o seu ponto fulcral, é-lhes atribuída uma dedicação acrescida, que se reflete na disponibilização de visitas guiadas pelo pessoal afeto ao MANVR. Deste modo, transmite-se, de forma mais personalizada e efetiva, a informação que se pretende ao visitante, que – regra geral – tem manifestado opiniões positivas quanto a este serviço. 

+2
close
Sair